Equipa

Pedro Félix (Coordenação) Antropólogo. Investigador do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança da Universidade Nova de Lisboa (FCSH) e do Instituto de História Contemporânea (FCSH). Colaborou com o Museu do Fado (integrou a equipa da candidatura do Fado a Património Cultural Imaterial da UNESCO, coordenou o programa de digitalização do espólio fonográfico do Museu do Fado). Recentemente concebeu e coordenou o projeto europeu HeritaMus, uma ferramenta digital para a curadoria colaborava de património material e imaterial. Tem participado na organização de vários arquivos de som privados e colaborado com instituições públicas e privadas no tratamento de espólios fonográficos. Tem realizado trabalho de gravação, digitalização, restauro e masterização de áudio em edições críticas de fonogramas históricos. Enquanto antropólogo tem desenvolvido trabalho de terreno sobre grupos musicais em Portugal, tecnologia do som, indústria de publicação de fonogramas, e património sonoro. Esse trabalho serviu de base para a elaboração de vários artigos científicos, apoiar a coordenação da Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX para a qual escreveu várias entradas, e a sua tese de doutoramento sobre a prática musical em contextos de produção industrial, além de outras publicações em livro, capítulos e artigos em revistas científicas (peer-reviewed). Desenvolveu atividade letiva na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (pós-graduação em Estudos de Música Popular).
Sílvia Sequeira Licenciada em Ciências Musicais (FCSH-UNL, 2000). Desempenhou funções na área de Música da Biblioteca Nacional de Portugal (desde 2000), sendo a responsável por este serviço entre 2011 e 2019. Integra o grupo de trabalho RISM-Portugal, que coordenou desde 2012, e é investigadora externa do Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileiro do CESEM. Colaborou com o UNIMEM da Universidade de Évora.
Miguel Lourenço Licenciado em Conservação e Restauro (FCT-UNL, 2003). Trabalhou em projectos de conservação e investigação sobre fotografia, arte em papel e documentos de arquivo, tendo passado por várias instituições de referência nacional. Em 2009 começou a colaborar com o Arquivo Histórico do Hot Clube de Portugal e desenvolveu interesse pela preservação de património audiovisual e musical. Integrou equipas de projectos do INET-md e participou no programa SOIMA – Sound and Image Collections Conservation do ICCROM.