Inquérito sobre o património sonoro em Portugal

Com o objectivo de garantir a preservação do património sonoro existente, a equipa de instalação do Arquivo Nacional do Som considerou ser fundamental o lançamento de um inquérito nacional permanente às entidades que têm sob sua custódia documentos sonoros. Saber quem detém estes documentos, em que quantidade, e sob que tipo de enquadramento, é fundamental para conceber a estrutura técnica do arquivo nacional. A informação recolhida permitirá tomar as medidas mais adequadas e eficazes por forma a proteger o património sonoro nacional existente.

O inquérito tem os seguintes objetivos:  

  • Identificar as estruturas, públicas ou privadas, individuais ou colectivas, que tenham à sua guarda documentos ou coleções de documentos sonoros;
  • Conhecer a dimensão do património sonoro na posse dos mais variados agentes;
  • Lançar as bases de estreita colaboração com os diversos agentes no domínio (museus, arquivos, bibliotecas, emissores, públicos e privados, empresas, unidades de investigação, entre outros).

Este inquérito visa responder à necessidade de conhecer a realidade patrimonial mas também constituirá uma oportunidade de divulgação de entidades detentoras de espólios, sensibilizando-as para este tipo de documentos e património. Mais concretamente, com os resultados do inquérito, será possível planear o investimento tecnológico para o depósito de documentos, a sua gestão e estudo, tendo por base a participação e intensa colaboração entre entidades proprietárias, instituições do Estado com responsabilidades no domínio da arquivística, detentores de direitos de autor, empresas discográficas, unidades de investigação, emissores, colecionadores e outras entidades de menor dimensão. Com este inquérito damos o primeiro passo num processo que pretende garantir a preservação a longo-prazo deste tipo de documentos e promover a criação de uma estrutura técnica e cientificamente habilitada que assegure, ao mesmo tempo, a preservação futura do património sonoro histórico e o que é produzido actualmente em contexto digital.

O inquérito estará disponível muito brevemente aqui [link].